[Review] Samsung Galaxy Y
E estou eu aqui mais uma vez fazendo review de um Samsung, estou até parecendo Homer Simpson contando história pra criança e colocando propaganda no meio, pra de repente quem sabe o pessoal começar a me pagar. Este telefone não foi uma doação da Samsung, assim como tudo que já fiz review, eu tive que comprar, e a Samsung não esta me pagando 1 centavo para fazer este review, só estou fazendo por hobby, para poder ajudar.
Como alguns sabem eu tinha um X10 Mini Pro, telefone razoável mas infelizmente não é resistente a queda. Caiu algumas vezes e esta semana o LCD simplesmente não acendeu mais, não aparece nada, então tive que correr até o shopping para procurar algum substituto pra ele. Não queria gastar muito com um celular novo, queria apenas que desse pra usar ele como modem 3G e tivesse as facilidades de um smartphone, de preferencia Android mesmo. Comprei este aparelho na Vivo, em um daqueles planos entregue sua alma 60, daquele tipo que você paga 80 reais no aparelho e da a alma todo mês em forma de conta de telefone. Mas como estou tendo que usar demais o telefone ultimamente acabei me entregando ao plano pós-pago. O preço deste aparelho no pré na loja da vivo era coisa de R$470, achei ele a pouco tempo na Americanas.com por volta de R$330.
Este review não é uma propaganda onde eu falo dos aspectos do celular, onde só falarei bem ou escreverei coisas como “Samsung Galaxy é um celular moderno, com tela de 2,8 polegadas touchscreen, já com a tecnologia 3G…” (Americanas.com). Este review é para contar a experiência que eu tive com o aparelho, os pontos negativos e positivos, tentar fazer com que o leitor sinta a experiência e decida sobre a compra. Se você deseja saber as características deste aparelho vá ao site do fabricante. Se deseja um review imparcial, vá a um site como o da Info. Se quiser só ler coisas boas sobre o aparelho vá a um site que esteja fazendo propaganda dele. Meu foco aqui é contar a experiência de um usuário e não o ponto de vista de um expert. Outra coisa que vale a pena ressaltar é que se eu falar que um programa não funciona ou alguma coisa está com problema isto é valido para o meu telefone no dia de hoje, pode ser que amanhã saia uma correção de bug, pode ser que o seu aparelho não apresente tal problema, essas coisas evoluem.
Bom.. tive que escrever tudo isso antes pra evitar alguns comentários que recebi no review que fiz do Galaxy 5. Chega de histórias e que comece o review…
O Galaxy Y é um aparelho bonito, nada de curvas desnecessárias ou design inovador, bem simples como eu acho que deve ser. Uma coisa meio problemática da aparência dele é que é muito parecido com um iPhone 3G, até entendo a Apple querer sair processando por ai. Uma coisa que não chega a ser um problema, mas que poderia ser diferente, é a posição do botão de ligar ele, que é do lado direito. Do outro lado fica o botão de volume e às vezes você vai apoiar a mão pra apertar o botão de desligar e acaba apertando os botões de volume. Ele possui apenas um botão físico na frente dele, o botão Home, faz o aparelho ficar mais bonito e simples, mas eu gostava do fato do Galaxy 5 ter um botão físico para desligar a ligação, esse negocio de touch as vezes da uma travadinha e você acaba não desligando logo a ligação, um problema quando cai na caixa postal.
O aparelho também possui uma tampinha na parte de cima para proteger o conector do cabo de dados. De inicio achei meio ruim isso, parece que vai quebrar, mas é um ponto bem positivo pois geralmente esses conectores acumulam poeira dentro e as vezes quando o bolso da bermuda ta cheio de areia o conector fica entupido. A posição do plug em cima achei melhor do que do lado como no X10 Mini Pro. Também possui um buraquinho pra passar uma cordinha ou um daqueles bagulinhos de pendurar que mulher costuma usar nos celulares, talvez eu devesse usar uma pulseira tipo aquelas do Wii pra ver se esse não cai no chão também.
No primeiro dia eu fiquei meio chateado com a falta do teclado físico, eu realmente gostava disso no meu X10, mas foi questão de algumas horas pra eu voltar a me acostumar a digitar na tela, não é a melhor coisa do mundo mas também não é a pior. Não sei se é impressão minha, mas o touch do Y esta muito melhor do que eu me lembro do G5 e com certeza muito melhor do que o do X10 MPro. Realmente melhorou muito mesmo, o que facilita digitar.
Este aparelho possui a versão Pãozinho de Gengibre do Android (Gingerbread 2.3.5), queria saber quem é a criatura que inventa esses nomes, só com muito crack na cabeça mesmo. Foi um dos detalhes que me fizeram escolher este ao invés do G5. Outra coisa que me fez optar pelo Y e não pelo G5 é o processador de 800Mhz, imaginei que fosse travar menos nas transições de telas e até no Angry Birds. Quanto a travar nas transições, só notei acontecer isso quando estava compartilhando 3G com o notebook, fora isso realmente não tem agarradas algumas. E o Angry Birds está rodando muito bem, demora a carregar pois está instalado no SD mas depois que carregou ele roda sem problemas. Por falar em SD, uma coisa que gostei muito é de poder instalar programas no SD, o que é possível a partir do Android 2.2, coisa que não era possível no X10 pois a Sony não queria atualizar a versão do Android alegando umas coisas nada a ver. Fiquei feliz em poder instalar um monte de programinha, muitos inúteis demais, mas só porque desta vez eu posso, e antes tinha que ficar regulando o que instalar.
Um pecado que os fabricantes cometem que pra mim é muito sério é colocar programas idiotas, jogos demo e coisas do tipo, coisas que não dá pra desinstalar sem fazer um root. No meu Y veio 2 jogos demo, Asphalt e Uno, veio também o Samsung Apps que é basicamente um Market da Samsung e veio também um tal de SocialHub, programa que pra mim é inútil, mas entendo a Samsung ter feito ele, eu achava que ninguém gostava desse tipo de coisa mas com esse blog descobri que muita gente gosta dessas coisas e até opta por aparelhos que tem esse tipo de programa. Eu não gosto, queria desinstalar, mas ainda não estou disposto a fazer root nele.
Não gostei muito da tela de desbloqueio, o fato de você arrastar pra qualquer lado e destravar, não gostei também do sombreado na data e das possíveis posições de onde mostrar a data e hora. Não gostei da fonte em geral, e o pior é não mostrar informação sobre o despertador nela. A única coisa legal dela é que dá pra setar um wallpaper diferente do usado na tela de Home. Outra coisa que falta no aparelho é um led indicando se tem chamadas perdidas, sms ou se esta carregando, sinto falta disso, tinha no meu X10, não precisava ligar a tela pra saber se tinha algo perdido nele.
Não encontrei em lugar algum onde mostrasse a porcentagem de carga da bateria, tive que baixar um widget para mostrar. Até agora não tive como testar muito bem a bateria dele, o Pedro do Coisas Úteis tá me pressionando pra fazer o review logo, tenho futucado ele bastante, mas pela experiência com o X10 Mini Pro, Galaxy 5 e iPhone 3G, posso dizer que a bateria dele é a melhor do que esses 3, não sei se isso se deve ao Android 2.3 ser melhor otimizado ou se a Samgung fez alguma melhoria. Passei muito tempo futucando com ele conectado e a bateria aguentou bem, posso futuramente postar algo mais preciso sobre a bateria, e conto com o leitor para postar as impressões sobre qualquer outra coisa sobre o Galaxy Y.
A câmera do Y é realmente uma câmera de celular, quando você tira uma foto com ela você sabe que é uma foto de celular, não tem como disfarçar. Tirei várias fotos aqui pra colocar no review e esta foi a melhor delas. Sinto falta da câmera do meu X10 MPro, não era igual a uma câmera de verdade mas era melhor. A do Y tem 2MP, não que isso tenha algo a ver com a qualidade, alias acho que isso é mais pra questão de marketing do que qualquer coisa, se eu pegar minha câmera Sony P8 e tirar uma foto em VGA vai ficar melhor que a maioria das fotos tiradas por celulares de N MegaPixels. O que mais conta na qualidade da imagem é a qualidade da lente, tamanho, e outras coisas mais. A câmera também possui modo panorâmico, nunca quis realmente tirar uma foto panorâmica, muito menos com um celular, mas é um ponto positivo.
O modo filme peca muito na resolução, 320×240. Não pensei que veria algo filmar mais nessa resolução, realmente pra mim o mínimo era 640×480. Meus filminhos feitos de repente agora já eram vou ter que passar a andar com a maquina fotográfica no bolso. Outro ponto negativo da câmera é que não possui led de flash, não que eu tenha contado com isso alguma vez, mas acho que é um recurso interessante se você é o 007 e esta numa missão onde tem que tirar fotos de documentos secretos no escuro. Outra coisa que faz falta na câmera é um botão físico para tirar a foto, só tem o botão do touchscreen.
Sei que ultimamente poucas pessoas ouvem Rádio FM, mas eu achei legal ele possuir Rádio, e o programinha é bem legal, pega algumas infos de texto que são enviadas pelas emissoras e aqui em casa pegou estações que eu nem sabia que existiam.
A Samsung pelo visto não é de caprichar nem um pouco nos toques do celular e nem nos papeis de parede, um item que reclamei no review do Galaxy 5 e continua sendo fraco no Y. Claro que não é um problema grande visto que você pode por o que quiser de fundo de tela e pode escolher outras coisas pra serem o toque, mas realmente o Y veio com pouquíssimas opções. Outra coisa que reclamei no review do Galaxy 5 e se mantem nesse é o material do cabo de dados, não é muito flexível, não sei descrever muito bem como ele é, mas é diferente da maioria dos cabos que agente costuma ver em celulares e computadores. E por falar em material, gostei muito da textura da tampa traseira deste aparelho, achei bom de pegar, e adorei que não é do tipo de superfície que é imã de digital. Acho que vou fazer uma campanha pra banir o tal do Black Piano e o fundo da propaganda da campanha vai ser todo dessa tampa do Galaxy Y.
O alto falante dele comparado ao do X10 MPro é sofrível. Achei um pouco melhor do que o do Galaxy 5, mas continua sofrível. Um dos primeiros testes que fiz com ele foi o da recepção do sinal de WiFi, visto o histórico problemático do Galaxy 5. O Y não se saiu mal, mas onde outros celulares pegam sinal excelente, todas as barrinhas, ele pegou com 1 as vezes 2 barrinhas a menos. De repente sai uma atualização pra corrigir isso como no G5. A conexão estava bem, mas não estava no máximo.
Os dias que estive com ele no 3G da vivo milagrosamente funcionou muito bem. Só faltou uma maneira mais fácil de ligar/desligar o 3G no aparelho, mas isto é facilmente resolvido com um widget do Market. Achei a navegação em páginas muito boa, graças a possibilidade de múltiplos toques e zoom de pinça, mesmo com a resolução baixa da tela é possível navegar bem na web graças a isso. Uma coisa que é obvia mas é bom comentar é que não é iPhone mas também não roda flash, flash só para os ricos que comprarem o Galaxy S2, pobres como eu tem que se contentar com o Skyfire que é um navegador que possibilita ver alguns vídeos em flash.
Uma coisa que vale lembrar ao pessoal que está achando o touch ruim, tirem o plástico que cobre a tela, deixem de ser pobre, pelo menos de espirito, a tela é feita pra você arranhar bastante e sujar, o aparelho não vai durar sua vida toda, portanto aproveitem ele ao máximo. Sem contar que a tela é bem resistente a riscos de uso, claro que não vale colocar ele no mesmo bolso que sua chave, mas se você tiver o mínimo de cuidado ela ficara bem até o fim da vida dele.
O meu Y veio com um cartão SD de 2Gb, troquei ele pelo meu outro de 4Gb e esta funcionando muito bem, não sei a capacidade máxima possível do SD pra esse aparelho, mas acredito que 2Gb seja mais que suficiente. O meu está cheio de musicas com alguns apps e ainda não passou de 2gb. Deus abençoe o SD, ainda bem que a Sony ta permitindo usar SD nas câmeras novas, devo ter uns 7 aparelhos em casa que usam SD, e acho muito legal poder tirar foto com a maquina fotográfica, colocar o SD no celular e poder enviar a foto pra qualquer lugar sem precisar ir a um computador pra isso, ou então pegar fazer o mesmo com uma musica qualquer que esteja no SD do som do carro. Claro que não acontece com frequência, alias.. é bem raro, mas gosto de ter essa possibilidade.
Uma dica que dou ao pessoal que esta entrando nos Androids agora é que se a conexão cai quando a tela escurece, vá até o menu de configurações, conexões sem fio e rede, configurações Wi-Fi, e então toque no botãozinho de menu e então vá na opção Avançado, na opção de Avançado altere a politica de suspensão da conexão. Eu uso NUNCA.
Estou muito satisfeito com o Galaxy Y, realmente é um excelente celular e o melhor de tudo é o preço dele, acredito que seja o Android mais barato que exista hoje (desconsiderar xing-ling). Muito bonito, visual simples, parece bem solido, a tampa não está tão frágil quanto no Galaxy 5 e em outros aparelhos compatíveis, como um da LG que esqueci o modelo e que é da mesma categoria.
Com exceção da câmera que realmente me entristece, este celular esta muito bem até mesmo quando comparado a modelos bem mais caros que existem por ai, afinal com ele é possível fazer tudo que se espera de um smartphone, ler e-mails, dar uma navegada rápida quando se é necessário, usar programas de IM, até mesmo usar o Skype que por sinal fica com a qualidade parecida, se não, melhor do que a ligação via celular, usar de mp3 player, relógio, acompanhar noticias, twets, gravar voz, ver fotos, e até mesmo filmes, e outras muitas coisas. Se já leram outros reviews meus, sabem que não sou de puxar saco, muito pelo contrario, costumo levantar muito os pontos negativos, mas realmente este celular me impressionou, tanto pela qualidade quanto pelo preço. Não queria fazer propaganda dele, mas tenho que recomendar este aparelho.
Espero ter ajudado e poder também ajudar a aqueles que tenham duvidas tanto sobre o aparelho quanto sobre o Android, não sou especialista em nenhum dos dois assuntos, mas sou um usuário que futuca bastante, espero também contar com ajuda de outros leitores para responder a questões que serão feitas. Peço que por favor antes de fazer alguma pergunta deem pelo menos um localizar em alguma palavra chave da pergunta de vocês, para ver se esta não foi respondida antes.
Vou terminar o review por aqui, já ficou gigantesco e só vai ler quem tiver disposição mesmo ou então nada melhor pra fazer, o que acho difícil.
Abração pra todos.
@Jordana
Com o meu não aconteceu isso ainda não, o sinal dele é normal, onde outros pegam ele pega onde nao pegam ele nao pega tambem, normal. Esse negocio do cartao de memoria acontece com o LG do meu irmao, mas com meu Y nao, rola comprar com garantia pra poder mandar pra assistência se der isso. Nao sei o que esse pessoal anda fazendo mas da pra apagar msg e ligacoes sim.
Abração, t+
nossa cara, eu to pensando em comprar esse celular no final de outubro, tava pesquisando sobre ele, e agora tive a certeza de que ele é muito bom mesmo meu amigo tem um e ele disse q é ótimo. Eu tenho um nokia x2-01 que praticamente so serve pra escuta musica faze ligaçao e manda sms, nem wi-fi tem, agora vou ficar mais feliz com meu galaxy Y abraços!
o meu ultimamente esta uma bomba, toda hora perde o sinal de rede, SIM nao registrado e bla bla, só reiniciando pra voltar ao normal. E as veezes desliga sozinho também……. U.U
Eu comprei o aparelho desbloqueado da CLARO, porém estou usando chip da TIM, não se isso interfere em algo!?
Alguém ai pelo amor de Deus, sabe solucionar tal problema?
Vlw msm pelo review, muito útil e sincero, dificilmente leio tenho paciência pra ler esse tipo de matéria toda mas a sua valeu a pena ler.
Mas me responde uma coisa, o radio dele funciona sem fone??
Ele tem sensor de proximidade, não é?
vou dizer a verdade aqui,voce descreveu o smartphone exatamente como ele,tantos em pontos negativos quanto em positivos,sou usuario de Galaxy Y e esse celular e muito bom,e lendo o seu review parecia que eu estava mechendo no celular rs
respondendo a duvida do amigo ai de cima: Ele tem sim sensor de proximidade.Caso tenha mais duvidas me adiciona dw-hsd@hotmail.com nao sou nenhum expert no assunto,mas uso ele nao e?..
Estou com uma dúvida, será que vc poderia me ajudar?
Não consigo de jeito nenhum adicionar contatos aos favoritos. Vc sabe como se faz isso?
Obrigada!
oi, estou com uma duvida! comprei um galaxy y com somente 1 chip e na hora de postar as fotos em qualquer rede social eu sempre terei que cortar a foto? aparece um quadradinho irritante pedindo para eu cortar a foto! de todos são assim? ou é uma configuração? me ensina por favor? obrigada..
pega instagram?
Poxa eu estou com uma galaxy Y tambem igual a esse, mais eu nao sei como enviar foto pelo mms dele … Quando eu tento enviar pede pra configurar num sei oque por que esta indisponivel. Sera que vc pode me ajudar a mecher nele nessa parte porque eu ja tentei e nao deu em nda.
Desde já Obrigado
Então cara , Preciso de uma resposta e rapido se possivel . Bom , ganhei meu Galaxy Y De Natal , e não consigo passar nenhum arquivo do Galaxy Y pro Notebook e vice-e-versa . Ele não abre nenhuma pasta quando conecto o Cabo USB . Me ajude porfavor . Obrg.
se pega flash eu nao sei mas ele roda you tube e varios outros sites que ospedam videos, em relaçao a tela de bolqueio existe varios tipos de bloqueio pra vc escolher, tenho o meu desde novembro de 2012 e nao tenho do que reclamar…
Parabens pelo site muito bom, realmente fala sobre os pontos positivos e nagativos do Galaxy Y…
parabéns, pessoas como voce usam boa parte do tempo que teriam pra fazer outras coisas para ficar respondendo nossas perguntas e ajudam muito, eu tinha um galaxi ace perdi e comprei um nokia mas naogostei e to voltando agorapro galaxy y, paguei 299,00 shopptime, gostei muitodo meu ace, sou bem leigo no assunto e nele me viro bem, resumindo, obrigado pelos comentarios e pela educaçao que responde as pessoas , valeu
@lilly Sim, por ele ser um android .
Hola ;) Estes ultimos dias eu estava pensando em comprar o Galaxy Y e esse post me ajudou bastante (: Eu encontrei ele na faixa de 340 a 360 reais, eu acho que compensa muito por que ele é umn ótimo celular =)
Olá boa tarde tenho um galaxy Y modelo GT-S5367, e ao lado da barra apareceu um ícone parecido com um cartão sd, pórem tirei o cartão de memória e o ícone ainda continua. Procurei o ícone no manual mas não existe.
alguém poderia me ajudar? não sei mais o que faço.
Obrigado
Ola, muito util seu texto! Obrigada pelo senso de coletividade! Com meu aparelho veio um cartão microSD Adapter grande: para que serve?
Nao é um ícone que parece um HD não? Significa que a memoria esta cheia.
Obrigado. Bem.. eu uso pra colocar o micro SD dentro e colocar no notebook pra passar arquivos pro note. Serve pra adaptar o micro SD pra SD normal.
Ei, gostei muito de sus comentários, eles me ajudaram bastante.
Eu gostaria de saber se a bateria descarrega muito rápido.
Poderia me ajudar?
BONITO TA QUANTO