[Review] DELL INSPIRON 1545
Depois de quase 4 anos com um HP ze2000 com Sempron 1.8GHz/40GB de HD/1GB de RAM, finalmente meu pai decidiu comprar um computador novo. Como ele só usa Word, Internet, alguns programas jurídicos e Outlook, acabei escolhendo esse modelo para ele, por ser o melhor custo X beneficio no momento. O escolhido foi o DELL INSPIRON 1545, que estava em promoção na DELL por R$1999 com mochila e roteador de brinde. Não tem uma placa aceleradora potente, nem é Core 2 Duo, mas dá conta do serviço.
Como todos devem saber, esses modelos da DELL possuem várias cores para personalizar o notebook. Para fugir do “pretinho básico”, escolhemos o Azul Claro, que é bem clarinho e brilhante.
Caso você esteja comprando esse notebook e está em dúvida sobre qual cor escolher, recomendo ir até alguma loja como Carrefour, Fast Shop ou Ponto Frio, onde vendem notebooks da DELL, para se decidir sobre a cor. Na minha opinião, as melhores cores são Vermelho e Azul. Na antiga versão do INSPIRON tinha um Amarelo que era bem bonito também.
Antes de qualquer coisa, essa é a configuração do notebook:
•Placa Mãe: Dell 0W299R
•Chipset: Intel Cantiga GM45
•Processador: Mobile Dual Core Intel Pentium T4300 2100MHz 1MB Cache L2
•Memória: 3GB (1x2048MB 1x1024MB DDR2 800MHz Hynix); expansível até 8GB
•Placa de Video: Mobile Intel GMA 4500MHD 32MB DDR2 (até 1292MB de memória compartilhada)
•Disco Rígido: WDC WD3200BEVT 320GB SATA 5400RPM
•Drive Óptico: TSSTcorp DVD±RW
•Placa Wireless: Intel WiFi Link 5100 802.11a/g/n
•Monitor: True Life Widescreen WLED WXGA 15.6″ (1366×768)
•Sistema Operacional: Windows 7 Home Basic 64 Bits
•Windows Performance Index: 3.4
Agora vamos ao que realmente interessa, uma análise do notebook.
Primeiramente tenho que destacar a rapidez da DELL quanto à entrega do notebook. Fiz o pedido no dia 5/11 e ele foi entregue no dia 18/11. Menos de 2 semanas, muito rápido.
Vieram 3 caixas, cada uma com seu respecitvo item: a mochila, o notebook e o roteador. Os itens vem muito bem embalados e protegidos, e as caixas são bem compactas, economizando papelão.
A mochila é da marca Danza e é na cor preta com azul. Diferente das malas convencionais para notebooks, a mochila não apresenta nenhuma relação com seu interior, ficando muito mais seguro. Tem vários bolsos de acesso rápido para colocar celular, carteira, cartões etc. O roteador é um D-Link DI-524, um roteador bem básico: rede 802.11g, velocidade máxima de 54mbps e um alcance máximo de 100m.
Em sua caixa, além do notebook, vem os seguintes itens: Bateria de 6 células, 48Wh (aproximadamente 4444mAh); Fonte; Manuais e Guias de Uso; CDs (Microsoft Works e Office 2007 Home & Student Trial; Cyberlink PowerDVD; Drivers; McAfee Security Center; Windows 7 Home Basic x64).
A primeira coisa que tenho que destacar é a qualidade do notebook. Por fora, uma cor brilhante e muito bonita. Por dentro, totalmente black piano . O teclado, apesar de ser meio confuso, com algumas teclas em lugares diferentes do padrão, é muito macio e de ótima qualidade. Não tem botões multimídia como meu dv4, mas existem alguns botões compartilhados com os botões Fn. Só há o botão para ligar o notebook acima do teclado. Ao contrario do que seria normal em um notebook, as teclas “multimídia” são as padrões, e os botões F1, F2 etc. são acionados utilizando o Fn. Ou seja, para apertar o F5, você tem que apertar Fn e o botão de controle de luminosidade. No começo é meio confuso, mas dá pra se acostumar. Já o touchpad é muito bom. Não é tão “escorregadio” como o do dv4, é bem áspero. Na minha opinião é bem melhor. Pena que não tenha um botão para desativar o mouse. Os alto-falantes, como todos os notebooks “baratos”, são razoáveis. Não chega a ser muito auto, nem ficar distorcido. Ainda possui uma Webcam e dois Microfones embutidos, para videoconferências. Pesa 2.64kg e suas medidas são 34,35×2,59×3,78 cm (largura x altura x profundidade).
Quanto às conexões, ele é muito básico: só possui o essencial. Na lateral esquerda existem as seguintes conexões: entrada para Cabo Kensington, conector da fonte, 2 portas USB, saída VGA e placa de rede. Já na lateral direita, está somente 1 porta USB e o Gravador de DVD. E na parte frontal 1 entrada de fone de ouvido e 1 de microfone, leitor de cartões de memória e o indicador de ligado.
Como vocês podem perceber, o notebook é bem básico. É ótimo para quem quer usar para trabalhar. Só para digitar textos e navegar na Internet ele é perfeito, faz isso com muita velocidade e com conforto.
Mais informações sobre esse notebook no site da DELL.
Fotos do notebook:
Testes e afins:
Unboxing:
[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=Jd6JjJUJ4g8]
O not é bonito, más esta me dando bastante trabalho, pelo fato de travar muito não gostei trava demais.
@Abu
Interessante isso do touchpad. Sempre achei uns dos maiores defeitos do Inspiron não tem um botão pra desabilitar o touchpad, e essa opção de desativar quando conectar um mouse USB é muito boa.
Lembrando algumas coisas pra quem possui o 1545 ::
Os botoes de fn podem ser alternados pela windows mobility center , clicando com o botão direito na bateria da tray.
O touchpad pode ser desabilitado pelo seu icone na tray tambem , e tambem pode ser configurado para automaticamente desabilitar assim que um dispositivo periferico ( no caso o mouse) seja plugado em alguma usb.
Apenas para quem se interessar, se quem possui um inspiron e quiser inverter as funções da tecla multimidia, quando ligar seu note, segure f12, que voce vai entrar na tela da bios e configurar seus botões, ficando com as teclas de funções em primeiro plano
@Maurício
Com o Ultimate não sei, mas com o Basic é muito satisfatório. Roda muito bem, sem travar e é bem rápido.
Olá,
Adquiri um Inspiron i1545-311 e instalei o Windows XP por alguns com o Windows 7 Home. Acredito que consegui instalar quase todos os drivers e aplicativos, porém a função ejetar do teclado não funciona. Alguém sabe como posso resolver?
Como é o desempenho desse notebook com o W7 Ultimate?
É possível inverter a situação das teclas: F1, F2, F3, etc… voltam a ser o padrão e as teclas multimídias serão acessadas presionando Fn. Para isso, basta acessar a BIOS e modificar a opção correspondente.
hehehe..
Thomy eu até brinco com uns amigos meu que existe uma policia que num deixa essas coisas serem perfeitas, alguma lei que deve ter e agente num sabe, até eu e voce sabemos como ficaria muito proximo da perfeicao, num é possivel que uns caras que so trabalhem com isso num saibam como fazer.
Eles deviam é aprender com a apple como que faz, isso sim, os macs nao sao perfeitos, mas ta quase chegando na perfeicao, agora que comprei esse Hp eu mei que me arrependi de num ter comprado o mac, so dei bobera, tava até acreditando no win 7, mas da proxima eu compro um mac.
Realmente a tomada soh vir 2 pinos foi excelente, mas o meu hp quando sair da garantia vai virar 2 pinos tambem, hehehe..
Por falar em garantia eu acho que meu laptop vai acabar saindo da garantia e eu nunca tendo usado, so indo pra assistencia. Hoje uma moca do controle de qualidade me ligo perguntando o numero do envio pra eles pegarem o note la pra dar uma olhada mais pro eu acho, pq se so for pra consertar acho que so vao trocar o touch de novo e num vai resolver.
Po, por falar em note bichera, o seu HP da um estalo tipo um barulho da agulha do HD voltando pro lugar dela, geralmente quando desliga?
Abracao Thomy e po, valew pelo seu blog ai, ta me ajudando muito com meu HP.
Alberto :
hahahahhah
Eu achei o touchpad dele muito melhor, pena que não tem botão para desativar.
Essa “inovação” é realmente estranha. Que coisa mais nada a ver colocar o teclado multimídia como principal e os F1, F2 etc como Fun. Inclusive meu pai direto acaba esquecendo e desligando o WiFi sem querer.
Até aí tudo bem, dá pra acostumar. Agora não colocar nenhum led, meu deus, que idiotice. Não dá pra saber se o notebook tá carregando, se tá na bateria, se o HD tá funcionando, se o WiFi tá ligado… nada.
Já o botão de eject é uma coisa legal, que eu só tinha visto nos Sony Vaio.
A fonte é muito interessante. Além de ser bem pequena e fininha, o conector não tem aquela 3ª bolinha, tornando desnecessário o uso de adaptadores.
A HP devia aprender com a Dell, que libera o downgrade para o XP e manda dois DVDs: um com os drivers e outro com o Windows. A HP não manda nenhum DVD, só tem aquela maldita partição de Recovery que quando funciona deixa o computador muito lerdo.
Ele é grande porque a tela é de 15,6″. Eu particularmente adorei a tela um pouco maior, bem melhor para assistir filmes e jogar do que uma de 14,1″.
Essas placas Intel GMA geralmente só rodam jogos bem antigos, como NFSU2, GTA III etc. Só tem memória compartilha (tá, tem 32mb dedicada, mas não adianta em nada).
Boa sorte para ela com o novo notebook.
Abraços.
ja que ninguem comento nada aqui e eu to no espirito de comentar sobre as bicheras laptopianas, entao vo comentar, hehehe..
Recomendei esse laptop pra mina do meu irmao, devido ao preco necessidades dela e falta de opcao melhor com um custo melhor.
O laptop é bunito mesmo, o touchpad dele é infinitamente melhor do que o da HP, da pra usar sem stress nenhum, muito bom mesmo, alias, bom nao, como tem que ser.
O esquema dos Fs eu num entendi nada, queria saber quem foi o designer de moda homosexual que invento que desligar o wifi é melhor ficar em primeira opcao e deixar o f2 em segunda opcao, ou deixar o f6 sem primeira opcao, um simples alt f4 vira um alt fn f4. O cara devia ta no desespero pra inovar, so pode, mas fez merda.
Outra coisa tensa é que nao tem led nenhum no note, so o de power mesmo, se o hd ta rodando ou nao, so o barulho vai dizer, fora as outras funcoes que num tem led.
Pelo que vi o pessoal queria economizar espaco pra poder sobrar mais espaco pra ter espaco… pra que eu num sei.. hehehe..
Nao entendi o botao de eject no teclado sendo que no tray do cd tem um, mas vai saber o que passo na cabeca do infeliz que fez isso.
Mas tirando essas coisas que eu to detonando aqui, e que sao perfeitamente conviviveis (que palavra bunita), o laptop é muito bom.
Adorei a fonte dele, especialmente pq nao é como as antigas da dell que o cabo da tomada vira pro lado contrario, e ela é bem fininha comparada ao modelo anterior.
A dell manda bem em outra coisa, ela manda os dvd de instalacao, coisa que a HP quer economizar.
O laptop é gigante, eu pessoalmente prefiro menor possivel, mas pra quem gosta é manero.
Consegui rodar COD2 nele numa boa, nao testei muito pois tava instalando oturas coisas pra mina do meu irmao, mas fiquei feliz que ele rodo, pensei que com aquela intel sei la o que das quantas num rodaria nem paciencia.
Bem.. é isso ai, o laptop é muito bom pra algumas pessoas, pra mim nao serviria mas pra ela é perfeito, e ela adoro.
Abracao ae Thomy, t+