[Review] Notebook HP dv4-1290br – Parte 1
Como expliquei no post anterior, a HP me mandou hoje meu novo notebook, o dv4-1290br.
Antes de mais nada, aqui está o vídeo de unbox:
[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=6knS2eZMEUg]
Minha primeira duvida ao tirar o notebook da caixa foi: será que ele vai esquentar?
Depois de algumas horas de uso, já tirei minha dúvida: ele não esquenta tanto quanto meu antigo notebook. A GPU fica em 48ºC, chegando no máximo em 52ºC.
A carcaça do notebook é de ótima qualidade, muito bem construida. Por fora ele é black piano com gráficos em azul, e por dentro prata com alguns desenhos em azul também. A moldura da tela é preta, lembrando o MacBook Pro. O teclado é bem macio e de fácil adaptação, e o touchpad é razoavel. Eu particularmente não gosto de usar esse tipo de mouse, não consegui me acostumar. Acima do teclado estão os botões multimídia touch, que são muito práticos.
Os autofalantes são razoáveis, o volume é alto mas o som é distorcido. Na minha opinião, os autofalantes do dv2872br eram melhores que esse. Na tela está escrito SRS Premium Sound e abaixo dos botões Altec Lansing. Apesar disso, quebra um galho, pois é só saber equalizar corretamente que ele melhora um pouco.
O dv4-1290br é muito mais rápido que o meu antigo notebook. Notei essa diferença principalmente pelas memória RAM, que nesse é 4GB DDR2 800MHz. O Windows Vista inicia muito rápido, e não demora para terminar de carregar.
Em relação ao peso, eu achei ele mais leve que o dv2872br. Pode ser só impressão minha, mas eu notei isso. Só para constar, ele pesa 2.17 kg e suas medidas são 240x334x34 mm (largura x comprimento x altura). Não faz nenhum barulho, nem do processador, nem do HD, nem do DVD, nem do cooler. A WebCam é VGA, pior que a do dv2872br que era 1.3. Tem dois microfones ao lado da WebCam, pronto para fazer videoconferências pelo Skype ou MSN.
No quesito conexões, o notebook é bem completo. Na lateral esquerda estão a entrada para Cabo Kensington, Saída VGA, Expansion Port 3, Placa de Rede, Saída HDMI, Entrada eSATA que também é entrada USB e Leitor de Cartões SD/MMC/MS/xD. Já na lateral direita estão o Gravador de DVD, 2 entradas USB, Entrada para Linha Telefônica e o conector da fonte. Na frente do notebook ainda tem 2 entradas para fones de ouvido e 1 entrada para microfone.
Ainda não testei nenhum jogo nele, mas creio que a placa de vídeo aguente rodar jogos atuais perfeitamente, mesmo que precise diminuir algumas características gráficas.
Na caixa, além do notebook, vem os seguintes itens: bateria de 4910mAh, fonte, fone de ouvido 3.5mm, controle remoto, manuais e tampa do drive óptico.
Características:
•Placa Mãe: Compal 30F8
•Chipset: Intel PM45
•Processador: Intel Core 2 Duo T6400 2.00 GHz 2MB Cache L2
•Memória: 2x2048MB DDR2 800MHz Samsung (expansível até 8GB)
•Placa de Vídeo: nVIDIA GeForce 9200M GS 512MB DDR2 64 bits (até 1775MB de memória compartilhada)
•Disco Rígido: SAMSUNG HM250HI 250 GB SATA 5400RPM
•Drive Óptico: HP CDDVDW TS-L633M – DVD±RW com tecnologia LightScribe
•Placa Wireless: Intel WiFi Link 5100 802.11a/g/n com Bluetooth
•Monitor: 14.0″ WXGA (1280×800) com tecnologia BrightView
•Sistema Operacional: Windows Vista Home Premium 64 Bits
•Windows Performance Index: 3.4
Mais informações sobre o HP Pavilion dv4-1290br no site da HP.
E para quem quer saber quanto custa, ele está saindo entre R$3499 e R$3699, dependendo da loja.
Para terminar a primeira parte do review, algumas fotos do notebook.
<blockquote cite="#commentbody-757">
Wellington :Olá pessoal, quanto assunto sobre esse note heim rsrrs.É bom saber que não sou apenas eu quem estou antenado quando se trata de qualidade e principalmente defeitos.Estou com um processo em aberto no PROCON porque também tive problemas com um notebook HP. O meu era o DV6750BR foi para assistencia e um mes após após vencer o prazo de garantia da manutenção ele simplesmente apagou do nada. Entrei com pedido de devolução do valor e o pessoal da HP está entrando em contato comigo afim de me trocar o aparelho. A princípio me ofereceram o DV51220BR, mas com poucas pesquisas vi muita gente reclamando do aparelho, então disse que não seria uma boa coisa, então refizeram novamente a proposta e me ofereceram agora o DV4-1290BR, por isso achei vocês aqui, então agora já não sei mais se vou aceitar pois encontrei muita reclamação, pedi para eles repensarem e se topariam resolver o problema com a troca por um DV4-1580BR, acha que se não aceitarem e somente quiserem negócio no DV4-1290br devo aceitar?Obrigado pessoal e vou postanto os ocorridos.
<blockquote cite="#commentbody-758">
Thomy :@Wellington
Bom, tomara que eles aceitem te dar um 1580, ele é bem superior ao 1290. Mas se não toparem, o dv4-1290br é um ótimo notebook, vale muito a pena.
<blockquote cite="#commentbody-757">
Wellington :Olá pessoal, quanto assunto sobre esse note heim rsrrs.É bom saber que não sou apenas eu quem estou antenado quando se trata de qualidade e principalmente defeitos.Estou com um processo em aberto no PROCON porque também tive problemas com um notebook HP. O meu era o DV6750BR foi para assistencia e um mes após após vencer o prazo de garantia da manutenção ele simplesmente apagou do nada. Entrei com pedido de devolução do valor e o pessoal da HP está entrando em contato comigo afim de me trocar o aparelho. A princípio me ofereceram o DV51220BR, mas com poucas pesquisas vi muita gente reclamando do aparelho, então disse que não seria uma boa coisa, então refizeram novamente a proposta e me ofereceram agora o DV4-1290BR, por isso achei vocês aqui, então agora já não sei mais se vou aceitar pois encontrei muita reclamação, pedi para eles repensarem e se topariam resolver o problema com a troca por um DV4-1580BR, acha que se não aceitarem e somente quiserem negócio no DV4-1290br devo aceitar?Obrigado pessoal e vou postanto os ocorridos.
Olá pessoal, passei para dar o desfecho de meu caso com a HP.
Graças a Deus tudo foi resolvido tranquilamente, isso claro, depois que reclamei minha situação, mas com a responsável pelo caso correu tudo em grande harmonia.
Por mais que tentamos negociação na troca por outro modelo, preferi ser ressarcido do valor total de minha primeira compra e é isso.
Um abraço a todos e obrigado pela opnião e boa sorte.
Bem.. postei umas fotos num blog aqui. Descobri que nao tenho disposição como o Thomy para fazer blog. Por falar nisso, parabens ai Thomy pelo blog.
Mas essas sao as fotos que tirei no primeiro dia do meu Note.
http://abamail.wordpress.com/
Abracao a todos, t+
@Luiz H
Caramba Luiz, que tenso, eu até tava cogitando em ficar com o note e trocar as pecas com problema, mas realmente vai chegar um ponto que vai ta tudo trocado, e no meu caso num vai sobrar nem a tampa pq veio arranhada, hehehe..
Mas cara.. o suporte é outro nivel, esse negocio que a HP faz com agente num se faz com um ser humano nao cara.. é muita frustracao, voce é acusado o tempo todo de ter feito merda, eles pertubam se voce troca o sistema operacional, eles pertubam se os programas num tao instalado do jeitinho que vieram e tudo mais, tentam jogar a culpa o tempo todo pra voce. Realmente a Dell ta de parabens com o atendimento. E cara.. eu fico aqui olhando pro note, ele é bunito d mais, eu fico triste de ter que devolver ele. O HP eu tava com raiva dele, o touch é impossivel de usar, mas esse aqui eu to apaixonado mesmo por ele. Muito tenso isso de eu ter tido azar d novo.
Por falar em esquentar, cara.. eu achei que a placa aqui tava esquentando quando eu tava jogando, pq sai um bafo bem quente, nada extreme, mas é quente, mas ai instalei o everest aqui e as temp tao q nem a do HP mesmo, jogando tava em 69 e idle tava em 50, isso a gpu.
Eu vo achar um lugar aqui pra postar as fotos que eu tirei e colocar o link aqui pra voces verem coe.
@Alberto
Heheheh ! ! Aí caiu na mesma situaçao do meu amigo "azarado" a Dell já deu um computador novo pra ele por partes! ! Hahaha!!
O dele deu defeito na placa Nvidia, que esquentava muito e queimava, no HD, na placa mae, na tela, no teclado e pra tudo isso eles iam na casa dele e trocavam…
Acho que do original sobrou só a tampa mesmo! hahahaha! ! Mas ele se diz satisfeito com esse tipo de atendimento, com o mesmo argumento seu, de que pelo menos eles vão lá e vao arrumando/trocando, em vez de ficar com lenga lenga e tomando semanas de chá de cadeira em assistencia…
@Thomy
Boa noite povo,
Bem.. falei com a Dell ele pediram uma foto do arranhado que veio, eu mandei e hoje liguei de novo a moca que me atendeu de cara falo: voce tem 2 opcoes, como voce tem garantia em casa, agente pode mandar alguem ai trocar as pecas com problema ou agente pode devolver o seu dinheiro.
Eu perguntei se nao tinha como eles so trocarem o note, pq gostei muito, mesmo tendo ficado chateado com as bicheras eu to apaixonado por ele, o note é foda de mais, essa tela de 1600×900 é linda, o note rodo SC2 Beta com textura no high e graficos no medio. Todo no high tambem mas ai é forcar a barra, quando movimenta da pra ver que num ta perfeito.
O note parece bem resistente, solido, a tampa Azul fico muito bunita, sem contar que a senssacao de toque é como se fosse meio aveludada/emborrachada.
Bem mais leve que o HP.
Em fim.. eu diquei mesmo apaixonado por ele, falei isso pra moca mas ela falo que entao eles me devolveriam a grana e eu teria que comprar outro igual, mas trocar direto eles nao fazem (estranho ne?). Bem.. pelomenos nao tive que brigar nem ameacar ninguem nem nada do tipo.
Como nao existe outro laptop que eu queira ter alem desse eu vo pegar a grana, e esperar um tempo pq pelo que to vendo ta pra sair aqui no BR esse modelo com esses processadores novos da intel, i5 e tudo mais.
Bom.. é isso ai, apesar do problema do note eu compraria outro dell, achei muito bom a assistencia e muito bom eu num ter que ficar provando que eu num sou culpado nem nada disso.
Abracao ae povo, t+
Desculpe Alberto, mas eu to rindo muito aqui. rs
Putz cara, você é mais azarado que eu, impressionante. hahahhahahaha
Cara, o esquema é sempre meter no pau, processar esses caras pra ficarem espertos. Eu vou mandar meu note semana que vem, e tomara que demore bastante, pra eu pegar uma boa grana desses filhos da mãe.
Boa sorte ai cara. Abraço.
@Luiz H
hehehe.. é cara.. ja pensei nisso, mas é aquele negocio, quem mando eu gostar de jogar joguinho ne?
Mas é aquele negocio.. eu desisto, se eu tiver que devolver/ficar um tempo sem laptop eu desisto mesmo, vo continuar com meu PC mesmo e pronto.
To rezando pra amanha a Dell me falar que vai mandar alguem aqui trocar o que tiver com problema ou entao pra eu ficar com esse note até eles me mandarem outro, sei la. Mas se for pra eu mandar pra la pra esperar outro ai o bicho vai pegar.
Correcao, a pintura é fosca, e nao brilhosa.
@Alberto
Heheh ! ! de repente a soluçao pro seu caso é driblar o azar e comprar um note de marca tosca… baratinho… quem sabe ele funciona redondo né?? Uma namorada que eu tive, comprou um NEXTERA, um troço estranho, parece que é feito pela CCE, mas além da Wi-Fi e webcam, ele tinha até conector Firewire… e apesar das configuraçoes tímidas de hardware, era até bastante rapidinho. É fato que ela nao tinha jogos nem nada muito pesado no computador nao… mexia basicamente com Internet, Excel, Word e Outlook.
Ela mandou colocar o XP no lugar do Vista e confesso que mesmo olhando com desdém para o notebook, eu nao lembro de ter visto ele dando problemas pesados, só mesmo as travadas eventuais do Rwindows. A WiFi tinha um bom alcance e um bom aplicativo nativo. E realmente nunca a vi reclamar de nada relacionado ao hardware…
Na época, 2007, ele custou uns R$1600,00. Eu achei que pra ela o custoXbeneficio foi excelente.
De repente é uma saída pra essa sua zica…
@Luiz H
É cara.. quando eu vi o arranhado lembrei de voce falando disso, cara.. parece que eu fui mesmo escolhido.