Página Inicial > Reviews > [Review] Nokia Lumia 800

[Review] Nokia Lumia 800

Este é mais um review feito pelo Alberto Almeida.

Decidi comprar um Lumia 800 com Windows Phone 7 pra mudar um pouco de ambiente, dar chance a um sistema novo. Bom… Na verdade isso tudo é interessante mas o que mais me atraiu nele foi a câmera e a sensação de toque na tela, fui até uma loja da Vivo e fiquei mexendo em um, gostei muito do touch. Antes de me decidir pela compra dele li vários reviews, onde todos pareciam fazer propaganda do telefone, até falei com o Charles, vou ter que comprar um pra poder saber se é bom mesmo e então fazer um review que preste.

Então irei começar pelo supérfluo. A caixa dele é muito atraente e bem feita.

O carregador tem um design diferente e transforma a tomada em um plug USB, onde o cabo de dados também serve para recarregar o telefone. Tanto o fone quanto o cabo de dados são de um material que passam uma sensação muito agradável ao toque, parece um fio meio emborrachado flexível. O fone é bem normal, mas gostei que o plug é pequeno, os fios dos dois lados são de mesmo tamanho e o microfone é um botãozinho bem pequeno, gosto quando estas coisas são simples e funcionais. Junto com os apetrechos veio uma capinha para o telefone, ele não fica tão bonito com ela, mas vale muito a pena usar, é daquelas que são bem apertadas, colando bem no telefone e parece proteger ele bem.

O telefone é lindo, muito bem feito, realmente a Nokia caprichou muito no acabamento dele. Possui uma câmera de 8 megapixels com lente Carl Zeiss e flash de Led. Na lateral são 2 botões de volume, 1 de power/lock e 1 botão disparador da câmera. Achei a câmera dele excelente, melhor câmera de celular que já vi (não estou dizendo que é a melhor que existe, mas sim a melhor que eu já vi), tirei algumas fotos que ficaram excelente mesmo sob condições ruins de luminosidade. Ele utiliza Micro SIM, o que me fez ter que procurar um tutorial na internet de como cortar o meu SIM pra poder usar, é bem simples de fazer, mas requer paciência extrema.

A tela é muito bonita e reproduz imagens muito nítidas, até mesmo no sol é muito tranquilo de se ver o que esta aparecendo nela. Mas como nem tudo são flores e o que ninguém diz é que apesar de tantas qualidades de hardware, o sistema não é lá grandes coisas ainda. Tudo bem que ele é bem rápido e flui muito bem, mas é bem limitado, não possui muitas possibilidades de customização e nem mesmo muitas funcionalidades, deixando muito a desejar.

O principal que falta que realmente me deixou muito triste, é não possuir a opção de compartilhar internet 3G com o PC, é uma funcionalidade que esta sendo prometida para uma atualização futura, mas que ainda não possui. Então o negocio é acreditar que vai acontecer um dia.

Muitos fazem grande alarde sobre possuir o Nokia Dirigir ou o Nokia Maps, não sei ao certo mas acho que ele acessa aos mapas do Bing, mas não chegam nem perto do Google Maps. Aqui em Vitória as imagens de satélite do Nokia Maps estão com baixa qualidade e o Nokia Dirigir possui pontos que estão bem deslocados. Ouvi dizer que a Microsoft vai adotar eles como padrão para todos os Windows Phones, espero que melhore. Por falar em Microsoft acho que ela essa semana matou os Lumias quando disse que nao haverá update para o Windows 8, e nessa de falar tão bem do Windows 8 ela acabou falando coisas que desanimam a qualquer desenvolvedor de pensar em programar alguma coisa pra ele, pois apps feitos para WP 8 não servirão no WP 7. Tudo bem que ela falou de update para até o 7.8, mas realmente não acredito que seja um bom investimento desenvolver alguma coisa. Poderia dizer com segurança que hoje não existe 1 app sequer que valha a pena de ser baixado, apesar de ter bastante apps disponível lá, quase todos são inúteis e não funcionam direito.

Um app que vi funcionar direito sem problemas até agora foi só o Adobe Acrobat. O Skype ainda está muito cheio de defeitos e apesar de ter saído uma atualização pra ele ontem, ele ainda desconecta quando você alterna a tarefa, ou seja, só serve pra você entrar e fazer uma ligação ou outra. O WhatsApp funciona até bem, possui alguns probleminhas mas da pra usar sem passar muita raiva. Ainda não existe um app do GTalk feito pelo Google, tem um pra poder acessar o Gtalk mas não é oficial, quebra um galho mas ainda tem muitos defeitos, o que me entristece bastante pois o Gtalk é o IM que mais uso.

Um grande motivo por eu ter optado por comprar um Windows Phone é ter acreditado que o Office abriria os documentos com fidelidade, mas não é isso que acontece. Funciona como qualquer outro, ou pior, como Android ou iOS, abre os docs mas perde formatação e qualidade de imagens.

A ideia dos tiles na tela principal, aqueles quadradinhos, é muito legal, muitos mostram informações neles, como mensagens não lidas, e-mails, e etc mas é preciso ter cuidado, se algum dos seus contatos possuir por exemplo uma foto de perfil onde apareça com pouca roupa, fotos de biquíni, ou alguma foto do tipo, esta foto eventualmente aparecera na tela principal do seu telefone, o que pode causar discórdia com sua namorada.

O Windows Phone possui uma integração nativa com o MSN, Facebook, Twitter e outros, fazendo que o programa de envio de SMS fique junto com os de IM, de inicio não achei essa integração muito boa, mas acho que é mais questão de gosto mesmo, da pra conviver bem com ela, e até gostar. Eu preferiria que o MSN fosse um app separado, mas é so uma questão de preferencia mesmo.

Eu também uso um filtro para não mostrar contatos do MSN, Facebook e Twitter na minha agenda telefônica, contatos que não estão na minha agenda. Sem o filtro a agenda fica impraticável. O que achei bem legal é que ele importa os contatos do Google, que são os que eu já usava no Android.

Um bug que descobri quando peço para usar os contatos do google na minha agenda, é que alguns labels usados nos telefones dos contatos, não aparecem na agenda dele. Um exemplo é se a pessoa tiver 2 números como Celular, aparecera apenas um deles, ou então algum label criado, o numero será ignorado e não aparecera também, como Celular do Trabalho.

Outra coisa que a Microsoft pecou foi em não ter feito o teclado ocupar a tela toda. Quando você usa o telefone de lado, o teclado fica meio que centralizado perdendo cerca de 0,4 cm pra cada lado com uma barra que poderia ser colocadas em outro lugar. Seria muito bom o teclado esticar até os cantos. Apesar de o touch ser muito bom, ainda erro um pouco quando digito.

O som dele é muito bom pra ouvir musica com o fone. O alto falante externo é de excelente qualidade, mas prefiro ouvir com fone mesmo, afinal o externo é pequeno e qualidade tem limite. E falando em musica,  tanto no Zune quanto no Nokia Music não consigo arrastar a barra de progresso da musica, tentei de tudo pra poder adiantar uma musica mas não foi possível. Os programas dele são muito bonitos, a imagem é linda, realmente é tudo muito bem definido, mas da pra perceber que o sistema foi feito as presas, tem muita coisa a fazer e muita coisa com defeito.

Quando eu tinha um iPhone eu odiava usar o iTunes, pra mim era o fim do mundo ter que usar ele. Agora que tenho o Windows Phone adoraria ser obrigado a usar o iTunes porque o Zune é infinitamente pior que o iTunes, alias, infinitamente é pouco, é umas 3 ou 4 vezes mais.

O app de e-mail que veio com ele sincroniza legal com o Google mas tem um problema serio com ele: não acessa e-mails mais antigos. Acho que da pra ver apenas os últimos 30 e-mails, se você quiser ver um mais antigo é bom lembrar alguma palavra chave pra poder fazer uma busca.

Outra coisa que me deixa triste é que não é possível gerenciar os arquivos como em um HD externo quando você o liga ao PC, é necessário usar o Zune, e no caso de adicionar arquivos do Office e Pdf é necessário enviar os arquivos para o Skydrive ou então enviar para você mesmo por e-mail. Eu ainda tenho muita resistência a utilizar estes serviços de hospedagem de arquivos na “nuvem”.

Quase me esqueci de mencionar a bateria, usando o telefone para ligações coisa de 30min/dia, e acessando 3g para ver e-mail 2x ao dia, a bateria durou 3 dias, com um uso um pouco mais intenso a bateria dura pouco mais de 24h, usando direto 3G não chega a 12h de duração.

Bom.. tudo que falei deve ser considerado o dia de hoje, amanha a MS/Nokia podem lançar uma atualização que conserte tudo que falei aqui, então não me venham com post revoltado daqui 1 mês dizendo que o Skype funciona sim muito bem, que eu que não sei usar, ou coisas do tipo. Espero que a MS realmente lance um update muito bom, gostei muito do aparelho, ele é lindo, tem imagens lindas, as fotos ficam perfeitas, é um excelente mp3 player. Tomara que a Nokia não o abandone tão rápido e que pelo menos o básico seja consertado. Espero também que saia logo o update que possibilite ele de compartilhar internet 3G com o PC, pois sem isso ele é praticamente inútil pra mim. Ainda tenho que usar meu Android quando viajo a trabalho por conta disso. Vou rezar também para que o google lance um gtalk e um google maps pra ele, seria muito bom.

Perguntam-me se eu o recomendo, e a resposta é não, não recomendo. Apesar de eu ter gostado dele, achar que ele tem potencial, ele ainda não é o telefone que deveria ser. Pode ser que com o próximo update ele fique excelente, mas até o momento não da pra recomendar. A Microsoft mesmo acabou de matar ele sendo que ele ainda deve ter muito tempo de vida, ainda mais quando se trata de Brasil, se a MS demorar tanto quanto demoro pra lançar o Windows 7.5, imagine quando lançarão o WP8 e o tempo que ele levara para chegar aqui.

É com muito pesar que faço esse review, não estou nem um pouco feliz de escrever tantos pontos negativos, realmente esperava que fosse diferente. Caso seja lançado um update o faça valer a pena, me comprometo a fazer um review totalmente diferente.

Espero ter ajudado aqueles que estão escolhendo um aparelho novo para comprar e espero que aqueles que compraram o Lumia 800 possam me ajudar a resolver estes problemas. Peço a quem tiver um lumia 800, que poste experiências boas, configurações que tornem a vida mais fácil e apps que valem a pena de serem baixados.

Pra finalizar, uma foto tirada com o Lumia 800 do pezinho de Jambo que nasceu de uma semente que plantei no vazo de uma planta da minha mãe.

Um grande abraço a todos.

 

  1. Ruben
    9, julho, 2012 em 15:02 | #1

    Achei bastante desagradavel a ideia do Zune para tudo, sem falar que não posso definir os tons de toques de musicas Mp3 externas as pre-definidas (Existem varios tutorias na Internet , mas no maximo so posso ter musicas de menos de 1Mb e que tenham menos de 40s)… de resto o celular me pareceu excelente , mas na minha opinião eles falharam muito no facto do gerenciamento do disco ser a base do zune. e eu que fiquei um tempão me decidindo entre ele e o N9!

  2. ravengar
    13, julho, 2012 em 04:18 | #2

    gostaria de saber se tu conhece o nokia n9?

  3. 13, julho, 2012 em 13:03 | #3

    @ravengar

    Sim, é a versão dele com MeeGo, um ótimo aparelho.

  4. Gustavo
    13, julho, 2012 em 13:08 | #4

    Parabéns pelo review! Achei muito bacana você faze-lo de forma bem honesta.

    Até me interessei pelos Lumia no começo, mas os esclarecimentos do seu review foram essenciais.

    Apesar de estar amarrado à triste política de atualizações do Android, vou ficar com ele por mais tempo. Estou na espera do PureView, mas com cautela.

    []s

  1. Nenhum trackback ainda.