[Review] Sony Ericsson XPERIA X8
Eu sou Matheus e vou fazer um breve review sobre meu novo aparelho, o XPERIA X8.
Comprei o aparelho no Extra.com por R$553,66 (desconto para pagamento em boleto) e chegou 3 dias ADIANTADO (thumbs up for Extra). Já que eu não pretendia gastar R$1000 num celular, optei pelo X8, que é o smartphone mais barato do mercado. Fiquei BASTANTE tempo pensando no que a Sony Ericsson teria economizado para fazer um smartphone nessa faixa de preço. Depois eu descobri que há alguns pontos, mas vou falar disso mais tarde.
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS
O XPERIA X8 tem TFT touchscreen capacitativo, 16M de cores e resolução 320 x 480. Já aí você vê que ele não tem as características de um super smartphone, mas não se espera isso de um aparelho tão barato. Geralmente, o X8 vem com o Android 1.6, mas o Extra e algumas outras lojas já vendem o aparelho com o Android 2.1. Com 168MB de RAM, ele fica um pouco atrás dos outros smartphones nessa faixa de preço, mas compensa com um processador rápido (600 MHz), inclusive é o processador mais rápido em um smartphone nessa faixa de preço. O X8 tem 3G e WiFi, e tanto em um como no outro, a navegação na internet é ótima.
Duas mancadas são: a câmera de só 3.2 MP e a falta de multitouch. Além da câmera estar abaixo da resolução do resto da linha XPERIA, ela não tem flash nem autofoco. O multitouch só faz muita falta para quem já está acostumado a usar o pinch-to-zoom, porque a navegação na internet e visualização de fotos conta com zoom double-tap. Estão aí algumas fotos tiradas com o X8:
DESIGN/INTERFACE
O design do X8 segue a mesma linha do resto da família XPERIA. É um aparelho bonito, não muito fino e a foto pode enganar: pra mim, pareceu que o aparelho é maior do que a impressão que eu tive na foto. A interface do aparelho é bastante simples, com atalhos para widgets nos 4 cantos da tela. Não fiquei muito tempo com ela porque instalei logo o LauncherPro, que permite colocar mais atalhos na tela inicial. A interface da biblioteca de músicas é MUITO parecida com a do iOS, mas a do X8 tem umas sutilezas legais.
Aproveitando essa segunda imagem, vale lembrar que o sistema pode ser 100% utilizado tanto na vertical, como na horizontal.
BUGS
Algumas pessoas podem achar que o que eu vou mostrar aqui não são bugs, mas prefiro colocar assim. Quando se diminui o brilho da tela, ela fica piscando em intervalos aleatórios. O brilho aumenta e diminui estranhamente, independe do período de inatividade da tela. Outra coisa desagradável foi a auto-sincronização de todos os meus mais de 300 contatos do Facebook com a agenda, mesmo a opção estando desmarcada. Resultado: uma agenda com quase 400 contatos e a grande maioria, só avatares com o nome da pessoa.
GERAL
Uma coisa que me incomodou MUITO foi a duração da bateria. Um exemplo: o X8 estava com 50% da bateria e eu o coloquei para despertar no dia seguinte. Deixei o aparelho ligado, mas o 3G estava desativado e todas as aplicações fechadas. No meio da noite, a bateria acabou e o celular desligou sozinho. Ou seja, passou muito longe das 446 horas em stand-by que o aparelho deveria aguentar. Isso pra mim está tão esquisito que eu estou começando a achar que a bateria veio com defeito. A tampa traseira é meio estranha. Para abrir, é preciso fazer bastante pressão e ela faz um barulho bem desagradável quando abre, parecendo que vai quebrar.
Um detalhe também chato é que a tela não acende quando chega uma mensagem, só uma luz bem sutil pisca no alto do aparelho. O alto-falante me impressionou. Nunca pensei que um aparelho desse tamanho teria um alto-falante potente assim. A resposta ao toque é muito boa, inclusive melhor que a de muitos aparelhos por aí. O acelerômetro também responde bem rápido aos movimentos. Apesar de ter visto alguns comentários sobre os fones de ouvido, não achei que eles são desconfortáveis. É claro que por ser todo de plástico, a sensação não é tão boa quando a causada pelos fones emborrachados, e os fones não têm uma qualidade de som como os da Apple, mas não é um grande problema. Se não gosta do fone, compre um da Apple.
No demais, é tudo bem parecido com qualquer outro Android: aplicativos do YouTube, Google Maps, Gmail e Google Talk pré-instalados, aplicativos de redes sociais, GPS, bússola digital…
Pequenos problemas à parte, o X8 é um aparelho muito bom, com um custo benefício excelente. Se você não precisa de um smartphone muito poderoso, nem quer gastar muito, é uma boa opção.
@évelyn Como você conseguiu resolver o problema, aconteceu o mesmo com o meu.